quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

essa é ótima! Google lança sistema operacional online :) - via: Re: bit/Super

Todo mundo suspeitava que, um dia, isso iria acontecer. E aconteceu: o Google acaba de lançar o Native Client, um micro-sistema operacional que promete revolucionar o mercado e pode, finalmente, acabar com a hegemonia da Microsoft. Ele é a cara do Google: software livre, de código aberto, que roda dentro do navegador e usa programas online, armazenados na internet.

A coisa funciona assim. Primeiro, você baixa e instala o Native Client, que já tem versões para PC, Mac e Linux (o download é de 85 megabytes). Depois, abre seu navegador preferido e acessa algum site que ofereça programas compatíveis. Ainda são pouquíssimos, mas já dá pra testar uma versão do jogo Quake.

A idéia é que, no futuro, todos os softwares rodem dentro do navegador. Mas peraí... as tecnologias Java e Ajax já não fazem exatamente isso? Sim, mas com restrições: o Java é muito lento, e o Ajax limitado (não roda games nem programas sofisticados). Além disso, ambos exigem que os softwares sejam refeitos.

O Native Client supera esses obstáculos. Com ele, os softwares online rodam em velocidade "nativa", ou seja, aproveitando toda a potência do computador. E têm todos os recursos dos programas tradicionais - isso porque o sistema operacional do Google entende a linguagem x86, que é universal - adotada por 99% dos softwares atuais. Isso significa que, teoricamente, os programas já existentes poderiam ser facilmente convertidos para o Native Client.

Ele ainda está verde: é bem difícil de instalar, dá pau e tem pouquíssimos programas. Mas é revolucionário. Quando os softwares online tiverem os mesmos recursos e a mesma velocidade dos programas offline, e funcionarem em qualquer tipo de computador, o Windows se tornará irrelevante. Você poderá usar o Linux, que além de gratuito é mais seguro, ou o Mac, e rodar todos os programas exatamente como se estivesse no Windows. O Google pode ter começado, hoje e sem alarde, a matar a Microsoft. Pode escrever.

Stumble Upon Toolbar

Nenhum comentário: