segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ESO divulga imagens de "árvore de Natal" no espaço - via: Terra :)


ESO, agência espacial européia, divulgou imagens de um fenômeno visual raro em um conjunto de estrelas conhecido como NGC 2264, que impressionou os cientistas - ainda mais com a proximidade das festas de final de ano. O grupo de estrelas formou uma espécie de árvore de Natal no espaço, com um astro mais brilhante na ponta, lembrando exatamente uma tradição de uma das mais populares festas do ano.

Nas imagens captadas pelo Observatório Europeu do Sul, os pesquisadores puderam identificar a "árvore natalina", com os tradicionais adornos azuis brilhantes, na Constelação de Monoceros (o Unicórnio), que se localiza a cerca de 2,6 mil anos-luz de distância da Terra.

O conjunto é um sistema de estrelas múltiplas que surgiu do pó cósmico e gás há milhões de anos. O espetáculo foi descoberto por William Herschel em observações realizadas no século XVIII.

O efeito é tão luminoso que pode ser visto facilmente com um binóculo e melhor ainda com um pequeno telescópio. A estrela do topo é tão brilhante que não é necessário equipamento algum para observá-la.

Segundo a ESO, a cor avermelhada das fotos seria o gás das nuvens brilhando debaixo dos intensos raios ultravioleta, que se formaram a partir das estrelas mais jovens.

Sei não...mas eu achO que esses Cientistas estão "viajando", pois sinceramente, não vi árvOre de nataL nessa imagem não; enfim, sei Lá, hehe :)

Stumble Upon Toolbar

Nenhum comentário: